Seguidores

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

DESCALÇOS



Diz o relato bíblico que Moisés deparou-se com uma sarça ardente representando a presença fulgurante de Deus.

                                    
                      "Não te chegues para cá, tira os sapatos de teus pés                                porque o lugar em que tu estás é terra santa."  (Ex. 3.5)

Os rabinos, com o passar do tempo, fizeram um interessante adendo ao episódio, ressaltando que a advertência a Moisés de que aquele lugar era santo e que deveria livrar-se de seus sapatos, mais do que uma deferência ao local, dizia respeito ao artefato que poderia obstruir o contato divino que se afigurava.

Os sapatos - sandálias - representavam algo morto e, por isso mesmo, carregavam em si o impedimento entre o corpo e o solo sagrado.

Uma vez descalço, Moisés poderia tocar com os  próprios pés o santuário sagrado, dessa forma,  nada mais teria a separá-lo da bênção tangível da terra santificada.

Hoje em dia já não há tanto contato com a mãe-terra.

Nem mesmo as nossas crianças se esbaldam mais em contato pleno com a terra, na verdade, o que vemos proliferando é a geração de calçados caminhando nos shoppings centers da vida.
 



Toda vez que nos atrevemos a ficar descalços e pisamos na mãe-terra, naturalmente fazemos conexão com o solo sagrado da natureza de Deus.



TÉRCIO PAIVA FARIAS  



Nenhum comentário: