Seguidores

terça-feira, 4 de setembro de 2012

PODER & MODO DE PODER


PODER E MODO DE PODER


Depois de conhecidas as minhas próprias forças, 
posso não poder o que realmente posso?


Posso.



Posso, porque poder e modo de poder,
 são duas coisas  distintas.



Quando, por exemplo, Davi disse que podia sair 
em combate ao filisteu Golias, 
de fato, ele podia.



Acontece que para o rei Saul, 
ele não podia.



Não podia, porque o filisteu Golias era um gigante,
 e Davi não passava de um menino.



O filisteu Golias era um soldado experiente no 
manejo das armas, e Davi, não passava de 
um mero pastor de ovelhas.



Apesar disso, Davi, audaciosamente, replicou e repisou: 


"Eu posso porque já exercitei minha força com 
ursos, leões e outros bichos mais."


Bem, se o que ele disse realmente ocorreu, 
era certo então que ele podia fazer 
o mesmo com o gigante.



Sua resposta ao rei não deixou qualquer margem 
de dúvida acerca de seu poder.



Mas o rei Saul, ainda não de todo convencido, 
ficou a imaginar como o enfrentamento podia 
chegar a bom termo, sem que houvesse 
dano ao impetuoso rapaz.



Pensou que a solução seria armar Davi até aos dentes, passou-lhe então sua indumentária pessoal de guerra, testada e aprovada em longos e sangrentos combates.



Satisfeito com seu arranjo, o rei Saul concluiu que, 
agora sim, o jovenzinho podia partir para o enfrentamento, afinal, estava paramentado 
com armas de guerra.



Ocorre que, depois desse aparato do rei, 
Davi constatou que já não podia mais partir para o enfrentamento, em razão do tamanho e do peso 
dos sofisticados armamentos reais.



Mas esperem, Davi não havia dito antes que podia, 
como agora ele brada que não podia mais?



Na verdade, Davi não disse que não podia.

Disse, isto sim, que não podia combater com aqueles trajes, o que é bem diferente de uma simples negativa.



Medir forças com o gigante como medira com ursos, 
leões e outros bichos, ele sustentava que podia.



Mas medir forças com o gigante, mal suportando o peso  de uma armadura que não lhe pertencia, 
isso, ele não podia.



De acordo com a experiência de Davi, fica claro que 
não basta simplesmente poder para poder.


Se há algum tipo de impedimento letal no modo de poder, não há como poder.


Portanto, para poder é preciso uma avaliação sensata, 
e  para o modo de poder, mais do que ela, 
é preciso acrescentar uma dobrada pitada de cautela 
para enfim, eleger a ação definitiva e determinante.


Só assim é que saberei se eu posso para mais ou para menos, ou então, se definitivamente eu não posso.

O exame do poder, nesse caso, deve ser realizado sem paixão e sem amor-próprio, a fim de que possa ser 
bem feito.

O modo de poder nada mais é do que a eleição do querer que, aliás, é quem determina o acerto da empreitada.

A eleição do querer ou o modo de poder esclarece se... eu posso o que posso ... eu posso mais do que posso... eu posso menos do que posso... ou eu não posso.


Jesus, ouvindo os cegos que o acompanhavam com clamores por cura, testou-os exatamente nessa questão - a do poder e modo de poder:

"Credes vós que eu possa fazer isto?" 
(Mt. 9.28)

Claro que Jesus podia, mas o impressionante foi o modo de poder naquela situação: Jesus se valeu da fé dos próprios cegos:

"Seja-vos feito segundo a vossa fé".

Jesus pode tudo, inclusive, pode me fortalecer para que eu possa todas as coisas, entretanto, deixou um lembrete para que sempre eu me valha do correto modo de poder:

"Sem mim, nada podeis fazer." 
(Jo. 15.15) 





TÉRCIO PAIVA FARIAS 
PEPITAS do Tércio




 
   
     

Nenhum comentário: