Seguidores

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DUAS ALMAS OPOSTAS


"Ai de mim, existem duas almas opostas em meu coração."
(citação em Fausto de Johann Walfgang van Goethe)
 
 
As duas almas opostas da citação, hoje, para nós, não passa de mera expressão de desabafo.

Mas quem já não teve a clara sensação de que um lado seu se opõe ao outro, um, induzindo à liberdade, outro, à escravidão.

Uma completa incompatibilidade entre ambos.

Não têm o mesmo propósito, não falam a mesma língua, não comungam o mesmo pensamento, não seguem o mesmo caminho.

Insociáveis, inconciliáveis, incongruentes, inconsequentes, inconsistentes.

Será que podem perdurar em um mesmo espaço por muito tempo?

Nem pensar.

Se o fizerem, acabarão dividindo a personalidade pelo excesso de carga que cada um contém.

Amostras com fragmentos de personalidade cindida são notadas através de dois pensamentos, duas aspirações, duas determinações, duas influências, sem que haja o prevalecimento de qualquer lado.

Nesse caso, quem está sempre no comando é a duplicidade.
 
Tendo em conta que o caminho da verdade é uno e não dúplice, uma personalidade cindida está sempre a faltar com a verdade.

Quando feita em duas, por causa de grave cisão, a personalidade torna-se um aleijão e, como tal, desencadeia costumeiras perplexidades ante as decisões na vida. 

Esse monstrengo que passa a tomar conta do ser, trafega como maluco nos territórios da inconstância e dos descaminhos.

"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos."  (Tg. 1.8)

Paulo, o apóstolo, fez uma declaração bombástica acerca da prevalência dúbia que lhe dominava:

  "Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço."  (Rm. 7.15)  

Como o personagem de Goethe, Paulo também chegou a um ponto de lamentação:

"Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?  (Rm. 7.24)
Sabedores de que a verdade não é dobre, é una - Cristo é a Verdade - e conhecedores de que com Deus não há dobrez, esse negócio de duas almas opostas pode ocorrer em quem ainda caminha segundo a duplicidade da carne.

"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito."  (Rm. 8.5)

E os que são segundo o Espírito, estão inseridos na unidade, conforme petição de Jesus em sua oração final  ao Pai:

"E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade..."  
(Jo. 17.22-23)



TÉRCIO PAIVA FARIAS 
 
     


Nenhum comentário: